10.11.08

Monotorização de uma obra de arquitectura - LxFactory

Após a exposição dos projectos de Peter Zumthor na LxFactory, este novo espaço de Lisboa acolhe agora através da Gente da Casa, a exposição Monotorização de uma obra de arquitectura.

"O projecto Gente da Casa nasce da vontade de dar expressão e visibilidade a um conjunto de profissões e profissionais que, normalmente, só por acidente ou por ocorrências relacionadas com questões laborais e legais, são alvo de notícia e interesse por parte do resto da sociedade civil. No entanto, essas profissões e pessoas são os edificadores do território em que habitamos, das nossas casas, das nossas cidades, dos lugares onde vivemos. O projecto cruza diversas linguagens e sensibilidades artísticas – Arquitectura, Vídeo, Fotografia e Sonoplastia. Estas foram usadas para indagar e retratar, a uma escala local, uma actividade económica global e fundamental nas sociedades contemporâneas – a construção.

O que propus ao António Câmara, director do Festival Temps d’Images foi uma metáfora: que o
plateau da obra fosse visto como o palco de uma peça de teatro em construção e os seus trabalhadores como os personagens da mesma. A captura de imagens ao longo do tempo da construção constituiria o making of da peça, que na realidade seria uma exposição e um filme/documentário sobre o processo construtivo e os seus intervenientes.

Ao longo de 14 meses, entre Maio de 2007 e Julho de 2008, acompanhámos todos os trabalhos e os cerca de 100 trabalhadores dos vários ofícios e especialidades. No total foram registadas cerca de 7000 imagens fotográficas e 60 horas de vídeo e som de material muito diverso."

in: Festival Temps d'Images - Portugal 2008/Press

A exposição está inserida no Festival Temps D'Images - Portugal 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário