15.11.08

Residência Universitária - Casa de Portugal - Paris

A Casa de Portugal (Residência André Gouveia) é uma das residências universitárias da Cité Internationale Universitaire de Paris. Em 1960, a Fundação Calouste Gulbenkian compremeteu-se com a CIUP a mandar construir no seu parque uma residência para os estudantes portugueses.

Foi alvo de uma reabilitação em 2007, através do atelier AAVP Architecture, que lhe atribuiu nova "pele" perfurada dourada, recriando o motivo do pavimento da calçada envolvente. É actualmente um dos marcos arquitectónicos desta cidade universitária, sendo uma das residências mais modernas. O arquitecto deste projecto, Vincent Parreira, é francês de origem portuguesa.
A principal intervenção foi o trabalho efectuado nas fachadas. O corpo existente foi totalmente pintado de um cinza escuro. A segunda pele está afastada da fachada, permitindo criar acessos, tanto para o jardim, como para o ré-de-chão. Pontualmente, foi aplicada sinalização fluorescente, que cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que passam na avenida. Este jogo de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário