8.10.08

Patrick Blanc - O botânico aliado da arquitectura

Certamente conhecem muitas das suas intervenções, provavelmente já ouviram falar nele, as realizações do francês Patrick Blanc já deram volta ao mundo e prometem não ficar por aqui.
Segundo Patrick Blanc, o muro vegetal foi concebido através de observações em meios naturais. O muro pode ser realizado no exterior como no interior, sejam quais forem as condições climatéricas, desde que escolhidas a espécies de plantas a aplicar. A rega e a fertilização das plantas são automatizadas. Ainda tem como vantagem ser um bom isolante térmico e acústico ao mesmo tempo que ajuda à purificação do ar.

CaixaForum, Madrid (Herzog & de Meuron); Musée du Quai Branly, Paris (Jean Nouvel)

Les Halles, Avignon

Apesar de já conhecer a obra de Blanc há alguns anos, agrada-me muito saber que o seu conceito de muro vegetal (ou jardim vertical) está a contagiar o mundo da arquitectura. Agrada-me também pelo facto de um dos seus primeiros trabalhos reconhecidos ser o da Fondation Cartier, do Jean Nouvel. Parece-me que o Nouvel é bastante visionário nas suas parecerias, pois actualmente Blanc tem inúmeros projectos a decorrer em parecerias com grandes ateliers, basta comprovar pela lista no seu site. Para não falar dos inúmeros projectos que se inspiram da sua técnica, e que vemos aparecer quase diariamente, mas que não têm a sua assinatura (estes foram os que vi hoje e que foram premiados pela Fundação Holcim):
Office building, Milão (Hiromi Hosoya)

Contextual government quarter development, Budapest (Peter Janesch)

Aqui ficam com um vídeo de uma entrevista a Patrick Blanc, que julgo ser bastante explicativa do seu trabalho.
E ao que parece, Patrick Blanc já não se contenta em fazer paredes vegetais, pois agora já partiu para os tectos! É certo que a sua técnica lhe permite ver sempre mais além, pois ela consiste em adaptar plantas que por si já crescem em condições extremas. Ele apenas se inspira na natureza, observa, reproduz.

Sem comentários:

Enviar um comentário