2.10.08

Termas Suiças - Les Bains de la Gruyère

Pois bem, não existem apenas as termas de Vals do arquitecto Zumthor no país helvético. Provavelmente a Suiça será mesmo o país com maior número de fontes de águas quentes exploradas em todo o mundo, não estaria o país situado no conjunto montanhoso dos Alpes. Apresento-vos por isso as termas de Gruyère (de onde vem o queijo com o mesmo nome). Qualquer semelhança com um queijo será pura coincidência, pois não encontrei alusão dos arquitectos sobre esse ponto.
O complexo termal foi inaugurado em 2007, tendo nascido o projecto da pareceria entre o atelier Olivier Charrière SA e Deillon Delley Architectes, ambos suíços. Segundo os arquitectos, a implantação e a geometria circular do edifício (cilindro de 60m de diâmetro cuja volumetria compõe-se por vários cortes em planta e em altura), permite a sua perfeita integração no ambiente, contribuindo à valorização da paisagem. O edifício dá resposta assim a um diálogo interactivo com a paisagem. «situado no coração de um pasto e não num tecido urbano, o pojecto não precisava de um alinhamento de fachadas, foi por isso que preferimos um forma neutra».
Os materiais usado recorrem a referências do lugar, tal como nas termas do Vals. Os tanques, vestiários e "praias" são revestidos em mosaicos de vidro, cuja mistura de tons verdes faz eco à paisagem, que se torna assim "pixelizada". O complexo termal divide-se em várias áreas que vãos desde piscinas interiores e exteriores, passando por zonas de várias experiências sensoriais.
Deixo-vos com outras imagens do complexo:


Após redigir este post, e deambulando um pouco no espaço cibernético, descobri um atelier dinamarquês, chamado BIG (ao que parece está aí na berra, eu pelos vistos é que sou uma inculta!!!). Coincidência ou não, ganharam este ano um concurso para um aqua center, também ele cilíndrico. Para quem estiver interessado, pode vê-lo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário